sexta-feira, 15 de julho de 2016

#livro - Diferentes, não desiguais

   Este livro foi uma surpresa. Logo após algumas visitas a editora Companhia das Letras em busca de livros LGBTQIA para crianças de todas as idades, chegou o recém lançamento do "Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola" de Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura com o selo editorial Revira Volta. Na minha busca por materiais sobre escola e gênero, este caiu no meu colo no momento certo.
   O livro tem uma linguagem clara e objetiva. Traz alguns temas como gênero, feminismo, direitos, violência, escola, sexualidade, família, interseccionalidade, direitos, política, entre outros. Além dos textos principais, apresenta dicas para educadores em diversas instâncias, sugestões de materiais audiovisuais e textos e uma lista bem extensa de referências.
   A presença de caixas de textos para ressaltar alguns trechos, significados, sentidos, onde buscar mais informações além das imagens como a de mulheres importantes da luta feminista como a "Sojourner Truth", gráficos, tabelas, causos, glossário, etc. deixam o livro mais 'gostoso' de ler.
    Com informações de como a escola se tornou em um espaço feminino de trabalho e pela violência de gênero consequentemente desvalorizado, uma análise sobre a educação machista pautado na divisão de gênero presente na escola há muitas décadas, busca-se uma compreensão da presença de uma ação educativa que privilegie a diversidade, o reconhecimento ao diferente e ao respeito.
   Para quem não é da área da educação, mas sente uma necessidade de se falar sobre gênero nas diversas relações que todo ser humano estabelece, o livro também é um bom guia. Para quem é professor deve ser lido e relido diversas vezes para se identificar onde e como trabalhar com gênero neste momento político tão delicado que estamos passando.


6 comentários:

  1. Muito obrigado pela sugestão!
    Abraços :3

    ResponderExcluir
  2. Parece ser interessante e bem informativo, vou procurar.

    almostamerican.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora nos EUA certo? Não sei como funciona a chegada do livros brasileiros aí, mas vale muito a pena ler este título.

      Excluir
  3. Interessante! Parece que é uma leitura muito importante para quem lida com educação. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me pareceu um pouco simples para que já lida com a educação, mas não podemos esquecer que este tema é um grande tabu para a sociedade e para os docentes. Abraços.

      Excluir

Agradeço muito a sua participação! Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...