quinta-feira, 7 de abril de 2016

#livros - "O paraíso é o lugar que me encontro com você"

 Reconhecer-se é um processo diário e que deve levar a vida toda. Por um motivo simples, conhecer-se como humano requer conhecer os outros que nos cercam, os iguais, os parecidos e os diferentes. Delinear-se então é raciocinar sobre as lógicas de construção do mundo histórico-social.
 O paraíso então é uma construção a dois. Não é única, nem limitada. Mas necessariamente dependente da relações que se estabelece com a vida corporal. Mais uma vez penso que amor não se dá somente daquela forma utópica para com uma alma gêmea e sim para todos aqueles com os quais as relações são requeridas, recíprocas e dialógicas.
 Amor é mais que um encontro, requer presença, atenção, dedicação, trabalho árduo de conhecimento e auto-conhecimento. Assim como o paraíso construído para cada lado que corporifica as ideias e desejos e na contramão une e faz-se vontade de ficar perto.
 Desta maneira, cada relação permite outras e até as cria. Pode-se estabelecer paraísos entre casais, famílias, amigos, etc. Amar requer sorte e por seguinte empenho e respeito. Respeitar é reconhecer os outros e nossos próprios erros. Ler é uma forma de aprender sobre si e os outros. A diversidade existe e não pode ser ignorada, pois corre-se o risco de cair em erro de não reconhecimento do outro e achar-se suficiente.

"Heaven is a place on earth with you".
Ah, não posso esquecer que esta é minha resenha do livro: "O paraíso são os outros" com texto de Valter Hugo Mãe e obras de Nino Cais da então extinta editora Cosac Naify.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Já me apaixonei pelo autor Valter Hugo Mãe, vale ressaltar que ele é "gay".

      Excluir
  2. Já ouvi falar muito bem do livro. Realmente amar é uma construção a cada dia, não apenas um momento ou para uma única pessoa. Abraço!

    PS: Agora sim consigo comentar! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amar é possibilitar conhecer a si e aos outros.

      Ufa, ainda bem que já consegui corrigir este problema dos comentários.

      abraços.

      Excluir

Agradeço muito a sua participação! Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...