quinta-feira, 21 de abril de 2016

#livros - Aristoteles e Dante descobrem os segredos do universo

 Encontrei este livro em uma busca por livros que abordam as sobre questões de identidade gênero e afins para a minha pesquisa de conclusão de curso. O bom que o livro trata sobre um adolescente gay e o dia-a-dia na escola de seu amigo. Justamente a ponte que estou tentando reforçar.

 SÁENS, Benjamin Alire. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo. São Paulo: Seguinte, 2014. Vale ressaltar que a Seguinte é um dos selos da Companhia da Letras voltado ao público jovem.

 A história se passa em El Paso, uma cidade da fronteira entre México e Estados Unidos, na qual um adolescente de origem mexicana começou seu verão do modo mais dramático possível, "achava que ter quinze anos era a pior tragédia de todas". Vivia sem amigos e sua maior companhia era sua mãe, que lhe rendia algum diálogo e que por muitos momentos o fazia pensar que "o problema da sua vida era que ela tinha disso ideia de outra pessoa".
 Em seu primeiro dia de férias conhece Dante, outro adolescente com nome tão peculiar quando o seu Aristóteles, com o qual aprende a nadar e a ver o mundo minimamente de forma diferente. Dante gostava de ler, tinha um pai carinhoso e sensível que lecionava nos curso de letras da faculdade local e uma mãe que ao contrário da sua era mais introspectiva. Ao longo do enredo Dante se assume gay para seu novo amigo e isto causa certo desconforto.
 Além de lidar com a distância de Dante, Aristóteles ainda enfrenta outras questões existenciais típicas de um adolescente, é filho de um ex-combatente da guerra do Vietnã que não conversa com os outros integrantes da casa, é no mínimo dez anos mais novo que seu irmão preso, cujo assunto é proibido em família e que há 11 anos não tem notícias.
 Acidentes de carro, com bebidas, drogas, noites no deserto, gangues adolescentes, amores não correspondidos, gravidez na adolescência, primeiro emprego e primeiro carro, aprender a dirigir, poesia, literatura, cuidados com o seu cachorro, a morte de um parente ao mesmo tempo geograficamente distante e culturalmente próximo são muitos dos assuntos poeticamente construídos nesta obra.

 No começo acreditei ser um romance mamão com açúcar e previsível. Mas me encante muito com muitas frases bem construídas e os diversos personagens com os quais há uma identificação humanamente possível.




2 comentários:

  1. Preciso muito deste livro há muito tempo! Está sempre muito caro! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é professor? É? Ou se quiser pegar emprestado... já me coloquei a disposição...

      Excluir

Agradeço muito a sua participação! Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...