domingo, 21 de fevereiro de 2016

#livro 2

 Este livro é voltado ao público infantil. Mas achei que valeu super a pena por tratar em uma ficção acontecimentos bem próximo de mim: da cidade que moro, de local de trabalho similar ao meu, de uma realidade de descaso para com os órgãos de cultura por parte dos governantes.
 Os meninos da biblioteca de João Luiz Marques trás uma autobiografia ficcional sobre a tentativa de fechamento de uma biblioteca pública alguns anos atrás em São Paulo. Da editora Biruta (vale a pena conferir o catálogo deles).
 Relatado por uma menino, que representa o próprio autor, a história começa com um desafio, como alguém que escreve um blog, pode ser um personagem de livro? Que história escrever? De qual história participar?
 Após ajuda de Narizinho do sítio do pica-pau amarelo, o protagonista mostra sua relação com a biblioteca de bairro e sua amizade com o bibliotecário que lá trabalha. Outros personagens aparecem para ajudá-lo com outras questões e algumas referências a histórias infanto-juvenis são costuradas na história.
 O texto tem também um que de jornalístico e apresenta algumas informações sobre democracia, composição do poder municipal, participação popular na política, reinvidicações, etc. No final conta com recortes de jornal verídicos sobre os acontecimentos que deram origem a história.
 Confesso que por mais simples e rápida tenha sido a leitura deste exemplar, me motivou para continuar escrevendo aqui no blog. E também a lançar este novo tipo de post sobre livros que eu leio de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito a sua participação! Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...